A importância do Código Limpo

A importância de um código Limpo

Nos dias de hoje, é possível na criação de sites, alcançar níveis mais elevados de criatividade e funcionalidade. Estruturas de marcação mais sofisticadas e uma semântica mais moderna permitem ao desenvolvedor a criação de páginas mais inteligentes e práticas. Pelo menos deveria ser assim.

As páginas são o resultado de códigos estruturados e dados aplicados a esta estrutura. Por mais que o desenvolvedor não seja responsável pelos dados que alimentam o site, com relação à estrutura, isso não se aplica. Ela é de responsabilidade integral do desenvolvedor. A boa estruturação de uma página, além de transparecer uma boa imagem ao cliente, demonstra o próprio domínio do que se está fazendo.

Melhor Técnica

Com a aplicação da melhor técnica, através da confecção de códigos limpos, temos um grau mais elevado de profissionalismo, uma vez que não só o próprio desenvolvedor, como os demais membros de sua equipe ou outros profissionais envolvidos conseguirão identificar e resolver rapidamente eventuais problemas, ou até mesmo fazer uma simples edição. Não bastasse as recomendações e validação da estrutura oferecidas pela W3C, por exemplo, a qualidade do site pode ser mensurada, tecnicamente falando, através de outros mecanismos.

SEO

 Utilizando-se do sistema de SEO (Searching Engine Optimization) que, pode ser definido como técnicas de buscas através de palavras-chaves, os grandes buscadores, como o Google, funcionam como uma espécie de “rankeador” de qualidade de um website. Por exemplo, as páginas mais acessadas e prestigiadas tendem a aparecer no topo, toda vez que se digita um termo de referência de busca.

Na engenharia dos algoritmos por trás disto são usados alguns critérios, como por exemplo, a quantidade de acessos daquele determinado site, ou também o tempo de carregamento daquela página. Uma página mais “leve”, que se carrega mais rápido que as demais, tende a aparecer primeiro. Sendo assim, a página que atende, por exemplo, a estes dois “requisitos” receberá um status melhor e, portanto, estará a frente de outras semelhantes.

Organização dos códigos

Quando os códigos estão organizados e estruturados de uma maneira correta, sem gambiarras ou quaisquer outros tipos de “improviso”, o carregamento das páginas é mais rápido. Tags fechadas e informadas corretamente ajudaram de forma mais precisa aos buscadores no direcionamento àquela página.

A “gambiarra” e arranjos de códigos, muitas das vezes, são soluções, por ora, que encontramos para corrigir um problema inesperado, surgido de uma hora para outra. E não se discute, o quão pode ser prazeroso, ao se obter êxito com a nossa “obra de arte” naqueles momentos de apuros!

À primeira vista, pode parecer como a melhor solução, mas temos de ter em mente que esta é a melhor solução para “aquele” momento. Tais arranjos não devem permanecer na estrutura daquele código, devendo ser brevemente corrigida, simplificada e organizada. Desta maneira evitamos a ocorrência de Bugs e até mesmo, como já fora dito, problemas com futuras edições.

Por mais que “se perca tempo” corrigindo a estrutura, na verdade o que estará sendo feito é uma economia de tempo futuro. Ao se poupar tempo, você se torna um profissional eficiente, econômico e cobiçado!

Author: Victor Silva – Consultor

Recommended Posts