CRM: Conheça o seu cliente

O Nome CRM vem do Inglês Customer Relationship Management que no português entendemos como Gestão de Relacionamento com cliente.

Para que serve o CRM?

 

O objetivo dessa ferramenta é trazer o cliente para o centro das atenções dos processos da empresa, o cliente passa a ser a principal preocupação, e não o produto. O cliente é quem determina se a sua empresa vai bem ou não, é ele quem dá o primeiro sinal de que a sua empresa está realizando um bom trabalho. A busca por fazer do produto melhor, é uma conseqüência, o cliente passa a ser observado mais de perto a fim da empresa entender as necessidades que esse cliente tem, os problemas pelos quais ele já passou na utilização do serviço, para que mais a frente a solução seja antecipada ao problema. Dessa forma, todo contato realizado com a empresa será uma oportunidade para tomar mais conhecimento sobre seu cliente.

O CRM funciona como uma grande base de dados que armazena os hábitos e necessidades dos clientes de acordo com a sua necessidade de utilização do produto ou serviço.

Exemplos reais

 

Como por exemplo: uma fornecedora de colágeno para indústria de carnes, sabe-se que com a demanda mensal padrão de 2 toneladas o fornecimento de colágeno será um. Ao fim do ano durante as festas de Natal e Ano Novo a produção daquela determinada empresa se eleva em 70% e há a necessidade de entregar outros produtos cárneos que ao longo do ano não são consumidos; Portanto, a fornecedora de colágeno já se antecipará em aumentar a produção do seu bem para poder oferecer ao cliente com antecedência a quantidade necessária, nas condições necessárias. Esse é um exemplo bem amplo e básico de como reconhecer as necessidades do cliente, com essa ferramenta o cliente é tratado de forma mais atenciosa, com a empresa fazendo o “follow up” de ações através dos dados cadastrados no sistema.

O CRM auxilia na gestão da empresa de forma a manter um bom e rico relacionamento da empresa com seus clientes. As ferramentas de comunicação interna passam a ser subdivididas e organizadas em pastas ou planilhas esquematizando as informações de acordo com cada cliente. Facilitando a organização e diminuindo barreiras entre setores internos. Tornando mais fácil fazer o melhor pra o cliente. O CRM pode ser a solução para o problema de comunicação entre setores, estes passam a se comunicar melhor pois há a possibilidade de troca de informações.

Além do CRM, conheça o real potencial

 

Há uma nova versão da ferramenta conhecida como CRM Social ou CRM 2.0, esta possui integração direta com as redes sociais que vem sendo cada vez mais usadas por empresas e entidades das mais variadas áreas. As opiniões e percepções dos usuários de seus produtos são extraídas das discussões oriundas nas redes sociais o que gera formação de opinião por parte de clientes em potencial, nessa nova versão da ferramenta, a empresa em questão fica mais exposta, porém, por outro lado, cria uma relação de confiança com o consumidor.

CRM Lusitas

 

Nossa empresa cresce focada no nosso cliente, a nossa solução CRM é integrada com as redes sociais, aplicativos do Google, plataformas de e-mails e outros, gera resultados baseada em dados apanhados através de campanhas e pesquisas realizadas com o nosso público alvo. Nossos clientes e potenciais clientes. Acompanhamos sua atividade de vendas e priorizamos a conexão com o cliente, de forma bem prática. A visualização de sua estratégia e aplicação da mesma se mostram bem claras possibilitando enxergar com maior facilidade as adaptações e ou mudanças necessárias. As nossas pesquisas e armazenamento de dados permitem uma análise do perfil do cliente mais detalhada e também a identificação da tendência do mercado.

Autor: Alik Barbosa – Consultora de Projetos

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